COLUNAS



QUE SEJA DOCE

com


Mara Lígia Monteiro


Avatar Mara Lígia Monteiro
Cozinhar é um ato de amor



Cozinhar é um processo muito maior do que apenas “pôr comidas no fogo”. Pensar na receita ideal para a ocasião, separar os ingredientes que mais combinam, organizar a mesa e os acompanhamentos.... Tudo faz parte de um grande ato de amor. Quando preparamos uma refeição para alguém querido, esse sentimento transpassa da gente para o prato, e em consequente para o outro.

            Aos que recebem o mimo é alimentado não só o corpo, tem-se acalentado também a alma. Constroem-se memórias afetivas, solidificam-se laços. Assim, cozinhar traz um sentimento de bem-estar único e particular, tanto para quem prepara quanto para quem consome. Citando uma frase que li recentemente: “Quando (...) criamos um relacionamento com os alimentos, transferimos o amor de cozinhar em forma de tempero. É preciso amar aquilo que fazemos, e cozinhar não é diferente, é um modo de amar as pessoas".

            Lembro vividamente do primeiro bolo que fiz, aos dez anos de idade, para o meu avô Odilon Monteiro em um aniversário surpresa, um homem forjado a ferro e fogo nas lidas com a terra e com o gado. Aquele velho rosto, enrugado e queimado de sol, se iluminou em um sorriso tão largo. Depois minha avó me disse: “Minha filha não faça mais assim, sem avisar. Seu avô ficou muito emocionado, e ele tem problemas no coração”. Naquele dia percebi a fragilidade do meu gigante, e como cozinhar é uma das maiores declarações de amor.

            Esse foi um ano difícil, mas sobretudo, também um ano de evolução. Foi preciso nos unir mais, confiar uns nos outros, traçar diretrizes e estabelecer prioridades. Sentimos medo. Por nós, pelos nossos e pelo futuro. Mas lutamos bravamente e cá estamos, graças a Deus!  Desejo a todos um Próspero Ano Novo, mais 365 dias de possibilidades! Que o Pai Celestial nos abençoe e abençoe nossas famílias. E para terminar, deixo aqui uma receita com um ingrediente que adoça nosso paladar, alivia dores e dessabores: o nosso amado chocolate.
 
 
BROWNIE

 
  • 500g de manteiga
  • 04 xicaras de farinha de trigo
  • 04 xicaras de açúcar
  • 04 xicaras de nescau
  • 09 ovos
 
Preparo

A manteiga precisa estar em temperatura ambiente. Obs: Reservar uma colher de sopa para a cobertura. Peneirar o nescau, a farinha de trigo e o açúcar, misturar os ovos inteiros e a manteiga, mexer bem até a massa ficar uniforme. Untar e polvilhar a forma e levar ao forno pré-aquecido há 40 graus.
 
COBERTURA

 
  • 02 caixas de creme de leite
  • 08 colheres de (sopa) de nescau
  • 01 colher de (sopa) de manteiga
  • 03 colheres de (sopa) de açúcar
 
Preparo

Levar ao fogo mexendo até desprender do fundo da panela. Colocar sobre o bolo na forma e ainda quente, deixar esfriar e cortar em quadrados pequenos.

Galeria de Fotos:



Sobre Mara Lígia Monteiro

Enfermeira e Cozinheira por paixão


Sobre a Coluna

Que seja doce

Em um momento tão difícil como esse em que vivemos a nossa coluna buscará abordar o alimento do corpo, o alimento da alma, buscando o que seja doce, o momento de leitura.


COMENTÁRIOS