PIAUÍ

Wellington Dias autoriza retomada de obras em aeroportos no Piauí
O projeto do aeroporto de Bom Jesus, que é uma obra entre o Governo do Estado do Piauí e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foi pauta




Foto: Reprodução

No início da tarde da terça-feira (23), o governador Wellington Dias (PT)  esteve em reunião com o secretário de Transportes, Hélio Isaias, por meio de uma videoconferência e discutiu sobre a atual situação de aeroportos e aeródromos de São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Luzilândia, Oeiras, Bom Jesus e Cajueiro da Praia.

 

“Precisamos avançar nessa área dos aeroportos e aeródromos. Por isso chamei nosso secretário de Transportes e o coronel Leandro Castelo, chefe do Gabinete Militar, para acertamos o que é necessário para cada uma dessas pistas. Assim, autorizei algumas ações e vamos tomar providências para a política de melhoramento dos nossos aeroportos e aeródromos que são muito importantes para o desenvolvimento regional”, disse Wellington Dias.



O secretário Hélio Isaias explicou que em alguns aeroportos há apenas trabalho de limpeza e retirada de mato que atrapalham a pista durante pouso ou decolagem. “Em São Raimundo Nonato, há a necessidade de limpeza da pista e desmatamento das laterais para que possamos continuar com o fluxo normal. Sobre o aeroporto de Floriano, colocamos ao governador a necessidade de algumas correções na lateral, também relacionadas à retirada de mato, para dar mais segurança às aeronaves. A casa de passageiro também vai passar por reforma”, disse o secretário.


Quanto ao aeroporto de Oeiras, foi autorizada a finalização de um cronograma de execução da obra para que ela possa ser retomada o mais brevemente possível. Em Luzilândia e Uruçuí serão elaborados os projetos para a execução de pistas asfaltadas.


O projeto do aeroporto de Bom Jesus, que é uma obra entre o Governo do Estado do Piauí e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foi pauta. “A discussão está bastante avançada e estamos na fase final da aprovação do projeto. Esperamos que, até o final deste mês, a Anac dê uma posição definitiva para que possamos lançar a licitação do aeroporto, que é extremamente importante para a região dos Cerrados”, explicou Hélio Isaias.

Para o governador Wellington Dias, “o aeroporto de Bom Jesus marcará um novo tempo na região sul do Piauí, integrando-a mais ainda ao Brasil”.


Foi tratada ainda a construção de um aeródromo para o município de Cajueiro da Praia.

“Já estamos avançados nesta obra com a realização da desapropriação da área. O projeto já foi finalizado e aprovado perante à CGE. Estamos encaminhando agora para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que, em breve, possamos também lançar essa obra importante para a região Norte do estado e para o nosso turismo”, disse Isaias.

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM